A estupidez humana parece que não ter limites. Conhecemos várias manifestações dela. Mas nos últimos anos, com a pandemia no horizonte, temos testado nosso grau de irracionalidade. Infelizmente, boa parte dele é alimentado pelo medo e desinformação que produzem efeitos devastadores.
As novas formas da Covid-19 — Omicron e suas sub-variantes — devem provocar o aumento natural e esperado dos casos da doença. Extremamente contagiosa mas com letalidade próxima de zero, é resultado natural da evolução do SARS-CoV-2. Suas variantes merecem atenção, não pânico.
A Covid-19, para registro histórico, é outra gripe. A maior gravidade do início da pandemia foi intensificada depois por uma combinação de desconhecimento, oportunismo, ideologia e política que o jornalismo e a História, um dia, ainda vão explicar.
Agora, depois de todo esse processo de aprendizado, tiranetes de plantão voltam a testar sua paciência e ignorância com a adoção dos famigerados e ineficazes protetores faciais. Algumas cidades mineiras e paulistas ensaiam seu retorno. Em São Paulo elas são apenas uma recomendação. Já em Em Serra Negra elas voltaram a ser obrigatórias nas escolas. Em São José do Rio Preto, mais radical, as máscaras são exigidas em ambientes fechados. Embora a regra não pareça valer para o prefeito, de acordo com a foto acima da reportagem da Revista OESTE.
Esses políticos, amparados em comitês científicos locais, negam todos os estudos, o que aprendemos nesse período para apostar no uso das máscaras como proteção e evitar a disseminação da doença. A Europa, por exemplo, extinguiu a exigência das máscaras em aeroportos.
Não faltam estudos e informação a respeito do tema. As histórias e as informações que vazam pelas redes digitais mostram o fiasco da estratégia chinesa para a Covid “0”. Não bastasse isto, parece que nossos governantes estão mesmo cegos, surdos e mudos para os fatos.
O obscurantismo é pior quando a qualidade de quem zela pelo pragmatismo da ciência dissemina desinformação. A ANVISA, ao sugerir distanciamento e uso de máscaras para a varíola dos macacos torna um problema localizado e controlável em uma questão de saúde nacional e alimenta o medo. É isto mesmo? O Dr. Francisco Cardoso explica o que é e quais os riscos da monkeypox.
De volta à Covid e a retomada de medidas inúteis e autoritárias, o Dr. Zeballos esclarece nesse post aquilo que médicos, cientistas e pesquisadores já informaram sobre as novas variantes, sua transmissibilidade e riscos, amplamente conhecidos pela experiência britânica.
A quem interessa disseminar pânico, desinformação e manter esse clima de medo?